IMG_3564Ela é a estrela do Festival e tem recebido olhares famintos. A massa, grande protagonista da FenaMassa 2017, tem sido o desejo maior dos milhares de visitantes que circulam pelo Centro Histórico de Antônio Prado.

O cardápio é farto. Cada um dos cinco restaurantes, que oferecem a gastronomia típica italiana, traz uma peculiaridade que atrai o público do Festival. Tem massa sem glúten, feita com abobrinha; tórtei servido na moranga, pipoca de gringo, o famoso agnolini frito; massa de cacau, nhoque de abóbora com molho de camarão, macarrão ao molho de salame e espaguete servido no queijo. Entre as mais diversas variedades de massas que são servidas estão tórtei, conchiglione, talharim, penne, rondeli, rigatone, farfale, ravióli, nhoque, lasanha, canelone, panqueca, fettucine, tortelini e fusilli, com molhos de diferentes sabores.

Os cardápios alteram diariamente, no almoço e no jantar. Além do menu completo, o visitante da FenaMassa pode escolher a opção empratada, que oferece uma massa, uma opção de carne, saladas, petiscos e sobremesa. As refeições custam R$ 45 cardápio completo e R$ 35 empratado.

Uma história para recordar

Após se deliciar com a gastronomia, o público pode visitar a FenaMassa e ainda conhecer a história de Antônio Prado. O turismo histórico promete muito conhecimento e uma abordagem diferenciada da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Entre os locais visitados, o turista conhece a Casa da Neni, uma edificação construída em 1910, que abriga o Museu Municipal da cidade. A casa de madeira abrigava na parte térrea uma ourivesaria e, no andar superior, a moradia da família de Antônio Bocchese. Com o falecimento de Antônio, a ourivesaria virou uma lojinha onde sua filha Joana Magdalena Bocchese (conhecida como Neni) vendia artigos variados. Ao final das missas, o padre indicava a Casa da Neni para quem quisesse adquirir objetos sacros e religiosos, tornando-se uma referência para a comunidade local. Essa foi a primeira casa a ser tombada.

O Patrimônio Histórico de Antônio Prado conta ainda com outras 48 casas tombadas e diferentes atrativos turísticos como Ferraria Marsílio, Gruta Natural Nossa Senhora de Lourdes, Moinho Franscescatto, Pórtico de entrada, Escadarias da Fé, Santuário de Madona de Monte Bérico e Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

A FenaMassa 2017 segue até 19 de novembro, em uma área coberta de aproximadamente 4mil m², que reúne praça de alimentação, espaço do vinho, palcos para shows e atrações culturais, oficinas gastronômicas, espaço infantil, exposição de indústrias de massas, móveis e decoração. Além disso, o visitante poderá se deliciar com os mais variados tipos de massa, que vão desde a culinária típica da imigração italiana complementada pela cultura local, até a culinária contemporânea. Para acompanhar toda programação, receitas, expositores, cardápios, atrações, e demais atividades e atrações desta edição, o público pode acessar o novo site do evento www.fenamassa.com.br.

Ministério da Cultura apresenta: Festival Nacional da Massa – FenaMassa 2017, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Patrocínio: CERAN – COMPANHIA ENERGÉTICA RIO DAS ANTAS e Nordeste Alimentos. Apoio: Prefeitura Municipal de Antônio Prado, Realização: CIC Antônio Prado e Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.

O projeto 5º Palcos Culturais no “Festival Nacional da Massa – FenaMassa”  2017 é uma promoção da CIC Antônio Prado, realização do Comitê Gestor FenaMassa e Prefeitura Municipal de Antônio Prado. O patrocínio é das empresas Nordeste Alimentos, Mais Fruta, Viprado, Universum Móveis, Transprado, Essenza, Voler e Cooprado. Financiamento: Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura.

 

Please follow and like us: